Equipe de Janja: Capitão Assumção denuncia “luxo e ostentação” com dinheiro público

O deputado estadual Capitão Assumção protocolou uma denúncia no Tribunal de Contas da União (TCU) exigindo apuração sobre os altos gastos da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Segundo a denúncia, Janja mantém uma equipe informal de pelo menos 12 pessoas, incluindo assessores, fotógrafos e especialistas em redes sociais, com um custo mensal de R$ 160 mil em trabalhadores. Além disso, as viagens realizadas desde 2023 já somaram mais de R$ 1,2 milhão. “Enquanto o povo sofre com falta de serviços básicos, milhões são usados ​​para luxos que fogem ao interesse público. Isso é inaceitável!”, criticou o deputado​.

A suposição destacou que há desviação de finalidade específica no uso da palavra pública, uma vez que os membros dessa equipe, embora ligados aos órgãos da Presidência, estão desempenhando atividades que beneficiam diretamente a primeira-dama. As viagens internacionais, como a ida à abertura das Olimpíadas em Paris, envolvem segurança reforçada com até oito policiais federais, aumentando ainda mais os custos. “O que temos aqui é uma frente direta aos princípios da administração pública, como a impessoalidade e a moralidade”, afirmou.

Além disso, os valores são mantidos sob sigilo em algumas situações, especialmente os custos com a Força Aérea Brasileira (FAB), que realiza o transporte da comitiva. “É revoltante que o governo mantenha gastos ocultos enquanto a população sequer sabe se esse dinheiro está sendo usado em benefício do país ou apenas para satisfação de interesses pessoais”, denunciou Assumção.

A denúncia apresentada exige a realização de uma auditoria detalhada para que haja justificativa pública para esses gastos. O deputado também pediu a criação da equipe, sua evolução e benefícios. “É preciso mostrar que o Brasil não tolera mais esse tipo de privilégio, principalmente em tempos de crise”, declarou.

Para suposição, o uso estendido de recursos públicos é uma prática que precisa ser extirpada. Ele ressaltou que o dinheiro usado para sustentar a equipe da primeira-dama poderia estar sendo investido em áreas essenciais, como saúde e educação. “Cada centavo desviado para interesses privados é um centavo roubado do povo brasileiro”, disparou.

A repercussão da denúncia levanta um debate importante sobre a transparência na gestão pública e os limites de gastos que não trazem benefícios diretos à sociedade. O Capitão Assumção garantiu que acompanhará o investigador das investigações para garantir que os responsáveis ​​sejam punidos. “A moralidade e o respeito ao dinheiro público não são indiretamente. Vamos lutar por justiça e transparência”, concluiu​.

Gabinete

Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 406
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3595
E-mail: dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br

© Deputado Capitão Assumção