Capitão Assumção expõe missão criminosa na crise dos Yanomamis

O deputado estadual Capitão Assumção denunciou ao Ministério Público Federal a omissão do governo na crise humanitária que atinge a Terra Indígena Yanomami. Dois anos após o agravamento da situação, que envolve desnutrição, doenças e invasões de garimpeiros ilegais, ainda não há dados atualizados sobre o número de mortes. Para Assumção, a falta de transparência é uma grave violação dos direitos humanos e do dever do Estado.

A ausência de informações claras sobre os óbitos dificulta a adoção de medidas efetivas para conter a crise, além de impedir que a sociedade compreenda a dimensão real do problema. “Estamos falando de vidas perdidas por negligência. Não há nada mais urgente para proteger os Yanomamis e garantir sua dignidade”, afirmou o deputado.

A suposição destacou que a Constituição Federal garante aos povos indígenas o direito à saúde, segurança e proteção de suas terras. Ele criticou a falta de ação do governo e o descaso com as comunidades que estão sendo devastadas pela fome e por doenças evitáveis. “Essa crise não é apenas uma tragédia humanitária, é um crime contra a humanidade!”, acusou.

Na denúncia, o deputado solicita a abertura de uma investigação para identificar os responsáveis ​​pela omissão e modelo que sejam adotadas medidas emergenciais para fornecer atendimento médico, alimentação e segurança às comunidades Yanomami. Ele também pediu a responsabilização de agentes públicos e privados envolvidos no agravamento da situação.

Assunção de que a luta pelos direitos dos povos indígenas é uma questão de justiça e humanidade. “Não podemos permitir que mais vidas sejam perdidas por omissão e descaso. O Brasil precisa agir agora para salvar os Yanomamis”, concluiu.

Gabinete

Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 406
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3595
E-mail: dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br

© Deputado Capitão Assumção