Deputado Capitão Assumção, apresentou uma representação ao Procurador-Geral da República, denunciando a destinação de R$ 81 milhões da usina Itaipu Binacional para a Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná (CCA-PR), ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Segundo o parlamentar, essa ação viola os princípios da Administração Pública, configurando possível o uso político dos recursos públicos. O deputado alerta que os valores devem priorizar investimentos em infraestrutura e programas essenciais.
A decisão de Itaipu de destinar milhões à CCA-PR teria sido influenciada por figuras ligadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que direcionaram os recursos para iniciativas de reforma agrária e agrícola familiar. Para Assumção, o montante repassado desrespeita a eficiência e transparência é aplicado pela gestão de recursos públicos e não oferece justificativas claras de impacto social.
Além da representação sobre Itaipu, Capitão Assumção anunciou que irá protocolar um pedido de impeachment contra o presidente Lula. Segundo ele, as ações do governo no programa Pé-de-Meia também configuram “pedalada fiscal”, uma prática que pode levar à perda de carga. “O Brasil precisa de uma administração pública justa, que atenda às necessidades reais da população e respeite o orçamento aprovado pelo Congresso”, declarou o parlamentar.