Aprovado! Hospitais deverão comunicar ao Conselho Tutelar atendimento de crianças e adolescentes que tenham consumido álcool ou drogas

O consumo de álcool e drogas infelizmente é uma realidade entre crianças e adolescentes que são levados para hospitais da rede pública e privada para serem socorridos com urgência e os órgãos oficiais não têm acesso a esses dados estatísticos. Mas essa realidade está perto de chegar ao fim no Espírito Santo com a aprovação do Projeto de Lei 217 do Deputado Estadual Capitão Assumção (PL).

O projeto estabelece que os hospitais da rede pública ou privada, clínicas e postos de saúde comuniquem ao Conselho Tutelar todos os casos de atendimento de adolescentes que tenham consumido álcool (embriaguez) ou drogas.

Segundo o autor do projeto, depois de realizado o atendimento destas crianças e adolescentes, estes pacientes só poderão deixar o local que recebeu atendimento médico com o responsável legal, que deverá apresentar documentação que comprove. “Quero, com este projeto, alertar os responsáveis legais de crianças e adolescentes que, em razão de “alcoolismo” ou drogas ilícitas, tenham que ser atendidos em caráter de urgência em hospitais, prontos socorros e clínicas, da rede pública ou privada”, diz Assumção.

O consumo excessivo de álcool é causa de preocupação, assim, parte da responsabilidade do poder público estadual buscar método eficaz para que haja ciência dos pais da atual situação dos seus filhos, quando assim, houver ingestão de drogas lícitas e ilícitas.

Gabinete

Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 406
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3595
E-mail: dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br

© Deputado Capitão Assumção