No dia 12 de abril, a Igreja Cristã Maranata (ICM) inaugura no Município de Serra/ES a Usina Fotovoltaica Sítio Esperança.
Essa iniciativa visa não apenas a utilização de uma forma limpa de fornecimento de energia para as Unidades Eclesiásticas (Templos) como também para suas Unidades Administrativas, como a sede do Presbitério e o Sistema de Comunicação, formado pela Rádio Maanaim e TV/Satélite.
Ao todo, são 2.912 módulos Fotovoltaicos (FV) de 445Kwp cada módulo, com 8 inversores de 125kw. Essa usina vai compor a estrutura já instalada da Igreja Cristã Maranata, aumentando a produção deste tipo de energia limpa para o total de 237.470 KWH/mês, no Estado do Espírito Santo, o que garante o fornecimento de energia para 1015 unidades (Igrejas e estruturas administrativas).
Como resultado ambiental da iniciativa, o levantamento feito da utilização deste modal de energia resultará no equivalente a 7.290 árvores cultivadas/mês e serão evitadas a produção de 121,5 toneladas de CO2/mês.
A Usina Sítio Esperança é parte de um projeto do qual fazem parte mais 19 outras unidades de produção, nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amazonas e Distrito Federal.
O projeto, entretanto, é mais amplo e já estão em execução a implantação de 27 novas usinas, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Sergipe. A produção de energia fotovoltaica é mais uma iniciativa da ICM que ressalta sua consciência e responsabilidade ambiental.